Todos sabemos como se encontra atualmente a situação do mercado imobiliário. Especialmente nas cidades maiores, como Lisboa ou Porto, é quase impossível conseguir encontrar um apartamento espaçoso que não se situe no fim do Mundo e que não custe os olhos da cara. Frequentemente vemo-nos obrigados a conformarmo-nos com um espaço mais pequeno do que desejamos, pelo que temos que encontrar soluções criativas para conseguir uma decoração aceitável e prática para a nossa vida quotidiana. No artigo de hoje, vou explicar sobre algumas formas de aproveitar ao máximo o seu espaço, e melhorar opticamente a sua casa, sem grandes investimentos.
1. Faça-se luz!
Ter muita luz é a chave para aumentar a perceção visual de um espaço. Há várias maneiras de conseguir mais luz no interior da sua casa - algumas são mais caras e mais eficientes, outras são mais baratas, mas podem não ter um efeito tão impactante. Sem dúvida, as janelas grandes são as mais eficazes. Infelizmente, isto requer um investimento bastante grande e, se estiver a arrendar, é geralmente complicado. Felizmente, existem várias soluções que requerem um compromisso menor e que são mais acessíveis, que podem ser a solução perfeita para muitos espaços!
Evitar ter cantos muito escuros, optar por candeeiros e outra iluminação irá ajudá-lo a alcançar este objetivo. Ao utilizar candelabros grandes ou candeeiros característicos que chamam a atenção para o teto, consegue dar a impressão de que os tetos são altos e assim, fazer com que a sala pareça mais espaçosa. Seja criativo, não tenha medo de pensar fora da caixa! Encontre um candeeiro de mesa divertido ou use tiras de LED, para garantir que a luz chega a cada canto do seu quarto. Quanto mais luz, maior é o espaço!
2. Branco, creme, verde claro!
Outro truque simples para iluminar os seus quartos é simplesmente pintá-los; tanto paredes como tetos. Quando se trata dos tetos, nunca se pode errar com um branco clássico. No entanto, se puder dar-se ao luxo de um pouco de cor, considere o uso de tons frescos e claros, tais como azul bebé ou um cinzento suave. Estes dão a impressão de ter tetos mais altos, porque a cor chama a atenção para si própria. Quanto às paredes, se pretender usar cores, tons claros como o azul bebé, rosa pastel, lilás ou marfim são sempre boas escolhas. Se procura um acabamento mais simples, o branco ou creme funcionam sempre bem, e impedem o seu quarto de parecer mais pequeno do que aquilo que realmente é. Também pode brincar e combinar estas duas sugestões, pintando uma ou duas paredes a cores, e deixando o resto branco. Isto irá trazer à sua casa um aspeto moderno, sem afetar a perceção ótica da mesma. Recomendamos que faça uso da luz que entra pelas janelas, pintando o teto e as paredes que se encontram perto destas. Isto dará a sensação de que a sala é maior, uma vez que a luz que entra das janelas será refletida, e vai acabar por transmiti a sensação de um espaço maior.
Se está a pensar em contratar um pintor, tente sair da sua zona de conforto e considere os serviços de Adam. Adam é uma plataforma única através da qual estará rapidamente ligado a pintores certificados com uma abordagem profissional. As suas maiores "preocupações" serão escolher uma cor adaptada ao seu gosto e uma data que melhor se adeque a si. Adam trata de tudo o resto, e um dia após a sua encomenda, poderá ter à sua porta um pintor de qualidade assegurada e certificado, pelo melhor preço.
3. Utilize móveis funcionais
Os interiores que se encontram desorganizados com mobiliário reduzem oticamente o espaço. Por isso, recomendo que se livre de peças desnecessárias de mobiliário ou decoração que possam estar a causar mais danos do que a fazer bem ao seu espaço. Mas é claro que isto é mais fácil de dizer do que de fazer, especialmente para aqueles que não são grandes fãs de estilos minimalistas. Então, como pode aproveitar ao máximo o espaço com que está a trabalhar, sem abdicar do seu toque pessoal? A resposta é simples! A melhor maneira é adquirir mobília multifuncional. Desta forma, pode ter a certeza de que o seu espaço parece uma casa, ao mesmo tempo que se assegura de que está a tirar o máximo partido do seu dinheiro!
Embora possa não parecer à primeira vista, encontrar ou mesmo desenhar mobília pode ser um trabalho criativo e divertido. Pode ser tão simples como comprar algumas gavetas que são suficientemente curtas para caberem debaixo da cama, de modo a que se crie armazenamento extra. Ou, se quiser ir ainda mais longe e realmente flexionar as suas capacidades de bricolage, pode tentar fazer um beliche com espaço por baixo, com espaço para a sua secretária ou um sofá e mesa de café. Podemos verificar em certos apartamentos mais antigos, que a disposição não é inteiramente funcional, pois têm pouco espaço para os aparelhos modernos. Para estes casos, pode utilizar uma tábua de madeira que se dobre, facilmente fixável com duas dobradiças. Isto significa que, quando necessário, pode abri-la para mais espaço de balcão, ou mesmo como uma mesa, se tiver amigos por perto. O uso de dobradiças significa que poderá facilmente dobrá-la de volta quando não estiver a ser utilizada!
4. Espelhos e outros acessórios
Já deve ter ouvido falar do truque do espelho algumas vezes. E sim, também temos de o mencionar aqui. Se tiver salas pequenas, os espelhos grandes podem fazer maravilhas e realmente conseguem alargar o espaço visualmente. Além disso, podem ser usados em qualquer lugar, tais como grandes portas de armário embutidas ou no lugar de quadros como decoração de parede - mas tudo com moderação!
Quando se trata de outros acessórios, mantenha a ideia de acessórios claro. Se tiver pequenos ornamentos em grande quantidade, irão sobrecarregar o seu espaço. Em vez disso, escolha peças que serão de menor importância. Pense na limpeza geral e na ventilação do espaço. Apesar destas limitações, pode ser criativo. Aqui oferecemos-lhe ideias originais de acessórios que todos podem experimentar.
Pode usar tapetes de cores diferentes para ajudar a separar cada área individualmente. Pode também emoldurar as janelas com cortinas compridas desde o tecto até ao chão. Não só é uma forma refinada de diversificar o interior, como as cortinas também alargam oticamente as janelas, que é exatamente o que é necessário. A última dica que alarga todo o espaço é o mobiliário com pernas. Quer seja um sofá, uma poltrona ou mesmo uma cama, tente incorporar peças que tenham pernas visíveis. Dá a impressão de que flutua acima do chão, ganhando assim aquela tão necessária sensação de espaço.
Comments