Todos nós já nos deparámos, pelo menos uma vez na vida, com o típico bolor nas paredes. Estas manchas não são apenas esteticamente desagradáveis, mas os seus esporos estão também a destruir silenciosamente a nossa saúde. Há várias maneiras de o bolor se formar em várias partes das nossas casas. A forma como intervimos contra eles ou mesmo como os podemos prevenir depende da sua origem. É por isso que elaborámos um resumo completo das coisas mais essenciais que precisa de saber sobre o bolor!
Como é que o bolor se forma?
Se já teve de lidar com o bolor no seu apartamento, sabe que vai ter de enfrentar um longo caminho, sem fim à vista. A constante procura de "remédios garantidos" que prometem sempre o mundo, mas cujo resultado a longo prazo não se encontra em lado nenhum. Comecemos então pelo princípio, porque é que o bolor se forma em primeiro lugar? Porque é que reaparece nos mesmos sítios?
É tudo uma questão de humidade e de circulação do ar. Com uma má circulação de ar, o ar pode estar demasiado seco ou demasiado húmido, e nenhuma destas situações é ideal. O ar seco pode fazer-nos sentir mal e, por vezes, dificulta a respiração. Em contrapartida, um ar demasiado húmido favorece a formação de bolores. A humidade interior ideal deve situar-se entre 40-60%. Se achar que a humidade na sua divisão não está dentro deste intervalo, pode utilizar humidificadores e desumidificadores, conforme necessário. O risco de formação de bolor aumenta quando a humidade é superior a 60%. Isto deve-se ao facto de haver mais vapor na divisão, que não tem para onde ir e começa a acumular-se nos pontos mais frios. É nestas zonas que o bolor começa a formar-se gradualmente.
Locais de risco em sua casa
No entanto, a humidade do ar não é apenas algo que acontece do nada. Muitas vezes, somos nós próprios que a provocamos; as tarefas domésticas de rotina têm um grande impacto na humidade das nossas casas. Se tem bolor na sua cozinha, o mais provável é que seja causado por cozinhar ou cozer. Pode resolver facilmente o problema comprando um exaustor de boa qualidade que aspire o excesso de humidade para o exterior. Outra divisão que é provavelmente a mais suscetível à humidade é, sem dúvida, a casa de banho. Ao tomar banho ou mesmo ao secar a roupa, evapora-se muito vapor e provoca muita humidade. É por isso que é importante ventilar regularmente para que esta humidade não se continue a acumular num único local.
Noutras áreas da sua casa, a humidade pode ser causada por uma colocação incorrecta dos móveis na divisão. Se não houver um espaço entre as paredes e os móveis, o ar deixa de circular e começa a acumular-se e a precipitar-se nesses locais escondidos, e o mesmo se aplica às plantas de interior. Se é um amante de plantas e o seu apartamento é uma pequena selva, precisa de ventilar regularmente e, em alguns casos, até de comprar um desumidificador.
No entanto, cada casa é diferente, e algum bolor pode ser causado pela própria construção. Com a chegada em massa das janelas de plástico, que vedam o espaço de tal forma que o ar não tem por onde sair, o risco de bolor aumentou significativamente. Por isso, tenha cuidado com este aspeto e escolha janelas de PVC de boa qualidade.
Como podemos prevenir o bolor?
A chave para combater o bolor é o fluxo de ar. O método mais eficaz de prevenção é, portanto, a ventilação regular de todas as divisões. A ventilação deve ser breve mas extensa, não sendo necessário ter uma janela aberta todo o dia. Por vezes, pode ajudar-se a si próprio com uma ventoinha normal, que simplesmente acelera o fluxo de ar.
Em geral, é importante eliminar as fontes de humidade excessiva. Iremos demonstrá-lo com exemplos específicos. Quando cozinhar, utilize um exaustor de boa qualidade que extraia o ar húmido. Para a roupa, tente secá-la no exterior para evitar a acumulação de humidade no interior das divisões. Tenha também cuidado com os aquários domésticos, especialmente se estiverem em divisões mais pequenas. Para além disso, preste atenção à colocação dos móveis na casa. Procure áreas que possam ser propensas ao bolor. Normalmente, são recantos e fendas que se criam quando se colocam os móveis demasiado próximos uns dos outros, o ar não tem por onde sair e fica no mesmo sítio.
O que é que podemos fazer em relação ao bolor existente na nossa casa?
A luta contra o bolor pré-existente deve ter duas fases. Em primeiro lugar, é importante eliminar o bolor propriamente dito. É importante avaliar a quantidade de bolor que conseguiu crescer nas paredes. Se a infestação ainda não for muito grave, pode tratar do assunto sozinho. Existe um grande número de produtos anti-bolor disponíveis. Em alternativa, pode tentar um conselho à moda antiga, como usar cal ou cal azul. No entanto, tenha em atenção que esta é apenas uma solução a curto prazo.
No entanto, quando o bolor cresce sobre a sua cabeça, a situação terá de ser tratada mais profundamente do que apenas com produtos de farmácia. É preciso raspar as paredes até ao reboco e não apenas à volta do bolor visível, mas a pelo menos meio metro de distância da mancha. O reboco deve então ser tratado com desinfectantes que eliminem eficazmente o bolor. No entanto, antes de pintar a parede com tinta nova, não se esqueça de aplicar uma camada de base de primário. É o primário que vai garantir que se evita completamente a desinfeção.
A segunda fase, igualmente importante, da luta contra o bolor é, sem dúvida, a eliminação da causa do bolor. É a única forma de obter uma solução duradoura e de qualidade, para que não tenha de se preocupar com o momento e o local onde a mancha voltará a aparecer na sua parede.
Se não tem conhecimentos e confiança suficientes para efetuar sozinho este tipo de reparações em sua casa, não há melhor solução do que convidar um profissional para a sua casa. Em vez dos artesãos tradicionais, pode tentar recorrer aos serviços da Adam, que possui a maior rede de pintores experientes do país. Eles terão todo o gosto em aconselhá-lo em situações mais complicadas do que uma simples redecoração tradicional.
Comments