Como escolher o tipo de piso adequado para uma casa
- Juan Francisco Medina
- 1 de abr.
- 3 min de leitura
Se está a construir uma casa nova ou a renová-la, o piso é um dos elementos interiores mais importantes, a seguir às paredes, sendo uma parte essencial da habitação. O piso tem um impacto significativo não apenas na estética e no ambiente geral da sua casa, mas também na segurança. No entanto, nem todos os pisos são iguais e, com tantas opções disponíveis atualmente, escolher o tipo de piso adequado para cada divisão pode ser um desafio.
O que considerar antes de comprar um piso?
Função da divisão
Assim como considera a função de uma divisão antes de a mobilar, deve determinar de que forma o piso será afetado pelo uso que lhe dará.
Por exemplo, se passa muito tempo na cozinha a cozinhar, o piso pode sujar-se e desgastar-se rapidamente. Provavelmente desejará um piso fácil de limpar e antiderrapante.
No quarto de uma criança, o piso será muito utilizado, pelo que deve ser resistente a riscos de brinquedos ou carros elétricos, mas também cômodo para os pés das crianças, não prejudicial à saúde e quente para evitar que passem frio.
Se houver idosos na casa, também deve considerar pisos antiderrapantes. Evite materiais duros como pedra e cerâmica, que podem agravar os efeitos de quedas.

Manutenção
Alguns tipos de piso, como azulejos, são fáceis de limpar, enquanto pisos de madeira necessitam de lixa e verniz periodicamente. Se pretende um piso de baixa manutenção, opte por revestimentos que requeiram menos cuidados.
Durabilidade
Se renova a casa frequentemente, deve escolher pisos fáceis de remover. Se deseja um piso duradouro, opte por vinílico, pedra natural ou cerâmica.
Orçamento
O custo do piso e da sua instalação pode ser elevado. Além da instalação, considere também os custos de manutenção. Pisos de madeira exigem mais cuidados do que cerâmica, enquanto carpetes, apesar de mais baratas, são mais difíceis de limpar.
Tendências
Considere as tendências atuais, como a sustentabilidade. Se se preocupa com o meio ambiente, escolha pisos naturais e recicláveis, como cortiça ou bambu.
Escolha do piso para cada divisão
Entrada e corredor
O corredor é uma zona de alto tráfego e sujeita a sujidade. O piso deve ser resistente ao desgaste e à abrasão. Evite cores muito claras, pois sujam facilmente.
Azulejos cerâmicos e madeira maciça são opções elegantes e duráveis.
Cozinha
A cozinha é o coração da casa. O piso deve ser durável, resistente a líquidos e fácil de limpar. O vinílico e o laminado são boas opções. Se tiver uma cozinha aberta, usar o mesmo piso da sala cria uma sensação de continuidade.
Sala de estar
A sala deve ter um piso confortável, estético e resistente. O piso ideal deve ser antiderrapante, absorver ruídos e combinar com a decoração. O laminado, vinílico e madeira maciça são boas escolhas.

Quarto
O piso do quarto deve ser cômodo e quente. Os favoritos incluem madeira, laminado e cortiça. O piso deve ser resistente a poeira e manchas e exigir pouca manutenção. Pequenos tapetes podem tornar o espaço mais aconchegante.
Quarto infantil
O piso infantil deve ser resistente, fácil de limpar, antiderrapante e confortável. O cortiça é uma excelente opção, sendo natural e elástico. O parquet também é adequado, desde que bem tratado. Evite pedra e cerâmica, que são frias e duras.
Escritório
O piso do escritório deve ser resistente a riscos e fácil de limpar. Laminado, linóleo e cerâmica são boas opções. Se passa muito tempo ao telefone, um piso que absorva som pode ser útil.
Casa de banho
O piso da casa de banho deve ser impermeável e antiderrapante. O vinílico e os azulejos são as melhores escolhas. A madeira não é recomendada devido à humidade.

Para donos de animais
Se tem animais de estimação, escolha um piso resistente a riscos e fácil de limpar. O laminado e o vinílico são boas opções. Evite carpetes, que exigem mais manutenção.
Conclusão
A escolha do piso depende de vários fatores, como orçamento, durabilidade, manutenção e estilo. Esperamos que estas dicas ajudem a tomar a melhor decisão. E, se além do piso precisar de pintura, pode calcular o custo online e conseguir um pintor qualificado para o serviço.