O feng shui é um estilo de vida que tem as suas raízes na China. Centra-se no fluxo correto de energia no espaço e cria uma atmosfera agradável, adequada ao relaxamento, ao descanso e ao trabalho. Os antigos chineses acreditavam que tudo na nossa vida, nomeadamente o universo, o mundo e as pessoas, está ligado por uma energia chamada "chi". Por isso, quando escolhe as peças certas e as coloca nos sítios certos, não só terá um interior elegante, como também uma vida harmoniosa e mais saudável. O estilo de vida do feng shui é adequado para qualquer pessoa que queira mudar a sua casa e também toda a sua vida.
O feng shui consiste em cinco elementos básicos, cada um simbolizando algo diferente:
Terra - cores como o castanho, laranja, terra-cota e amarelo remetem à Terra, que é um elemento de auto-cuidado.
Metal - cores como o branco, o cinzento e o metálico são características do metal. É um elemento de precisão, beleza e alegria.
Água - cores como o preto e o azul escuro são características da água. É um elemento de conhecimento profundo e de ligação com o mundo.
Fogo - cores como o vermelho e o laranja são características do fogo. É o elemento da paixão, da inspiração e da visibilidade.
Madeira - cores como o verde, o azul e o castanho são características da madeira. É o elemento do crescimento, da vitalidade e da cura.
Feng Shui: Como escolher as cores certas para o interior?
Com base nestas características e conhecimentos, sabe quais as cores que pode colocar no seu interior. No entanto, é necessário descobrir como combiná-las adequadamente para obter o melhor efeito possível. De um modo geral, segundo o feng shui, não é recomendável escolher cores demasiado escuras para o interior. No entanto, se for uma das suas preferidas, não deixe que isso o impeça. O objetivo desta filosofia é criar uma casa harmoniosa, e se se sentir melhor rodeado de tons mais escuros, não há problema nenhum. Cada uma das cores simboliza algo diferente e é adequada para diferentes partes da casa ou do apartamento:
Verde - é a cor da consciência e um símbolo das plantas, pelo que a associamos à vida e à natureza. Pode criar um espaço calmo para descanso e relaxamento, mas não deve ser colocado em divisões fechadas.
Azul - representa a tonalidade do desejo de conhecimento e segurança. É utilizado para criar mistério e exprimir curiosidade. Evite-o em quartos de crianças e, geralmente, em divisões frias.
Vermelho - é exatamente o oposto do azul e simboliza a força e a energia. Atrai a atenção e cria uma sensação de calor. Não o coloque em locais onde se encontrem pessoas doentes ou idosas, nem em divisões de transição, como os corredores.
Laranja - um tom muito semelhante ao vermelho, caracteriza-se pelo facto de aumentar o apetite e promover a comunicação, pelo que é perfeito para salas de jantar e cozinhas.
Amarelo - simboliza a abundância, a tolerância e a paciência. É melhor utilizado em pequenas quantidades, por exemplo, como complemento de outra tonalidade.
Branco - caracteriza-se pela pureza, fé e abundância. Evite-o em salas e escritórios fechados. O seu ponto forte é o facto de poder ampliar visualmente o espaço, o que o torna especialmente adequado para casas pequenas. Os especialistas recomendam-no especialmente para a cozinha, onde realça a paleta de cores dos alimentos frescos.
Preto - a cor escura evoca um desejo de conhecimento, é séria e exprime poder. Evite-a
Feng shui: Que cores e materiais são adequados para combinar?
As cores são fundamentais de acordo com o feng shui, mas também não se esqueça dos materiais. Escolha-os de acordo com as divisões individuais e combine-os adequadamente com as cores do feng shui. Aconselhar-lhe-emos as combinações mais adequadas.
O quarto é uma divisão relaxante, por isso opte pelos elementos madeira e água. Ao mesmo tempo, escolha cores terrosas e mais suaves. Em termos de materiais, escolha elementos metálicos minimalistas e mais frescos. Quando escolher um espelho, este deve estar limpo, sem danos e não deve ser colocado demasiado alto. Evite colocar dois espelhos frente a frente.
A sala de estar de uma casa representa um local que deve ser acolhedor e agradável, por isso, tente optar por tons pastel e cores quentes. Para além do metal, o rattan e a madeira são excelentes materiais. Na cozinha, escolha o branco, que apoia a paleta expressiva de outras cores e traz limpeza à casa. Para além disso, não tenha medo dos tons quentes, como o laranja e o amarelo. No que diz respeito aos materiais, escolha madeira, rotim, metal ou uma combinação destes.
A cor verde fica muito bem em quartos de crianças porque se caracteriza pelo facto de poder fornecer muita energia. Os tons mais pálidos e o próprio branco também são excelentes. Para os materiais, escolha madeira quente. Não se esqueça dos têxteis sob a forma de cobertores, colchas e almofadas macios e quentes, que os mais pequenos irão certamente apreciar.
Siga os conselhos simples, escolha as cores e os materiais certos e sinta-se confortável em casa graças às regras do feng-shui que trarão harmonia, boa disposição e limpeza à sua casa.
コメント