top of page
Buscar

Flores em casa - De volta à Natureza

Foto do escritor: Mariana Rebeca Esteves Borges de SouzaMariana Rebeca Esteves Borges de Souza

Veja se este cenário lhe é familiar: está no processo de mobilar o seu novo apartamento ou mesmo uma divisão que já está decorada, e nota que algo está em falta mas não percebe bem o que é. Neste blog, vamos dar resposta a essa questão por responder e vamos falar sobre o uso de plantas e vegetação na decoração de interiores.


Como temos visto nos últimos anos em muitos restaurantes da moda, lojas, escritórios e casas, o uso de plantas no design de interiores está a tornar-se cada vez mais popular. As flores são mais do que uma tendência e não tornam apenas os espaços mais atraentes e vibrantes, mas também desempenham um papel na nossa saúde em geral. Pesquisas demonstram que as plantas de interior não só reduzem a poluição do ar e do ruído, mas também aumentam o bem-estar e reduzem o stress.


Pintura e decoração de interiores

Benefícios das plantas para a saúde


Os principais benefícios das plantas incluem ajudar a reduzir a ansiedade e o stress. A sua presença também ajuda a baixar a pressão arterial e pode até fazer-nos sentir mais calmos e equilibrados.


Outra vantagem de algumas plantas de interior nos quartos é que permitem um sono melhor devido à libertação de oxigénio durante a noite. As plantas também filtram o ar, aumentam a humidade nos quartos e reduzem o pó, ajudando a respirar melhor, a combater alergias ou até constipações. Também ajudam a melhorar a concentração, criatividade, memória e, claro, o bom humor, aumentando assim a nossa produtividade!


Uso de plantas no design de interiores


Em resumo, falamos sobre os benefícios de saúde das plantas de interior, mas e os seus benefícios e utilidade no design? As plantas foram durante séculos um luxo que apenas as famílias ricas podiam pagar. Actualmente, no entanto, são relativamente baratas e uma das ferramentas de design mais eficazes para melhorar o interior. No entanto, muitas vezes são ignoradas e a sua ausência pode criar uma sensação de frieza ou mesmo desconforto em algumas áreas.


O que as torna tão importantes na decoração das nossas casas? Fazem um óptimo trabalho em acrescentar cores chamativas, formas orgânicas e texturas únicas ao ambiente. São um ótimo elemento de conexão, ajudam a enfatizar as características mais fortes do espaço, ou pelo contrário, disfarçar deficiências ou dividir a sala em zonas. Adicionam equilíbrio aos quartos e ajudam a criar uma atmosfera única!


Depois de termos uma melhor visão geral das razões pelas quais as plantas são importantes no design de interiores e por que já são levadas em consideração em projetos arquitetônicos, podemos dizer onde devem ser usadas. A resposta curta seria: tenha pelo menos uma planta ou flor em cada quarto. No entanto, existem algumas áreas básicas onde pode começar a usar plantas: cantos vazios, paredes brancas simples, prateleiras, mesas, ou até mesmo a casa de banho.


Pintura e decoração de interiores

Análise espacial


Em primeiro lugar, é razoável considerar e analisar o espaço para entender as áreas mais fortes e mais fracas da divisão. Observe qual parte do espaço seria bom para iluminar, refinar ou completar. Olhe para os espaços a partir de diferentes perspectivas, isso ajudará a escolher o melhor lugar para se expressar.


Além disso, nesta etapa, deve começar a pensar quais as plantas de interior de que gosta e quais ficariam melhor no espaço que está a projetar. No entanto, não nos podemos esquecer de que cada planta requer diferentes condições de iluminação e, por isso, as plantas devem ser distribuídas pelo espaço de acordo com as suas necessidades. No entanto, se ainda é um principiante toda esta informação o faz sentir assoberbado, não precisa se sentir desesperado. Diferentes floristas e lojas de jardinagem ficarão felizes em aconselhá-lo sobre isso e dar-lhe várias opções para escolher. No final, todo este processo pode tornar-se muito simples.


Pintura e decoração de interiores

Plantas grandes vs. pequenas, trepadeiras, em pé ou várias outras combinações


Plantas grandes numa sala são uma peça central e atraem a atenção. Elas são ideais para interiores minimalistas, onde queremos enfatizar uma determinada parte do design. Também são adequadas para preencher cantos vazios ou preencher a sala. No entanto, tenha cuidado para não enchar demais o espaço. Como se costuma dizer "o que é demais é moléstia".


No entanto, não subestime as plantas pequenas, que também acrescentam bastante aos interiores e podem diversificar qualquer prateleira. Graças à sua versatilidade e baixa manutenção, são ideais para qualquer espaço da casa, desde uma biblioteca escura até uma casa de banho.

Pintura e decoração de interiores


bottom of page