Team Adampintores.pt
Minimalismo no design de interiores: Menos é Mais
Simplicidade, monocromia, simplicidade - esses são alguns dos conceitos que vêm à mente imediatamente quando se pensa em minimalismo. O design de interiores minimalista é muito semelhante ao design de interiores moderno e envolve o uso do mínimo necessário para criar um espaço simples e organizado. Geralmente combina um layout aberto, muita luz, móveis funcionais e concentra-se na forma, cor e textura de apenas alguns elementos básicos. Alcançar esse visual é mais complexo e, francamente, mais difícil do que simplesmente escolher algumas peças de mobiliário num fundo branco, o que pode deixar o espaço frio e desabitado. Na simplicidade está a beleza, mas como em qualquer estilo de design de interiores, também é necessária habilidade. Por isso, compilamos alguns pontos fundamentais para alcançar o design minimalista perfeito.

1. Restrinja a sua paleta de cores
Se deseja remodelar o seu interior no estilo minimalista, comece por pintar as paredes. O minimalismo aplica-se a tudo, inclusive às cores. Interiores totalmente brancos são muito populares entre os minimalistas. Tons de cinza e siena também funcionam bem. O ponto é que as cores neutras são adequadas para o seu design minimalista. Você pode quebrar a monotonia das cores neutras adicionando toques de tons pastel ou cores primárias; uma almofada aqui ou um vaso ali. Tenha cuidado para não exagerar ou estragar toda a estética.

2. Use formas geométricas simples
O minimalismo é sobre linhas retas, curvas suaves, formas simples e superfícies planas. Portanto, evite peças de mobiliário complicadas com entalhes ou detalhes complexos. Eles podem parecer lindos, mas não são adequados para este conceito. Mantenha-o plano, suave e limpo.
3. Elimine o tédio com textura
Se estiver a perguntar-se como criar um ambiente estimulante no seu espaço branco ou cinza, aqui está a resposta: textura! Ao introduzir diferentes texturas no seu design, mantendo a mesma cor, consegue obter variedade. A textura anima o seu espaço mantendo o espírito do minimalismo. Novamente, não exagere! Essa é a essência do minimalismo.
4. Use um ponto focal no interior
Peças centrais, obras de arte ou até mesmo móveis podem desempenhar um papel central no seu espaço. O ponto focal pode ser um vaso icónico na mesa central ou uma pintura. Pinturas relativamente grandes com cores vibrantes que contrastam com a atmosfera geralmente neutra naturalmente chamam a atenção. No entanto, se o seu interior já contém peças coloridas, deve coordenar a decoração a paleta da imagem.

5. Priorize a qualidade em vez da quantidade
O minimalismo requer pouco: pouca decoração, poucos enfeites e nada de detalhes extravagantes. Então, como acrescentar elementos de design ao seu espaço? Invista em materiais de qualidade, como mármore ou porcelana. Não precisa revestir todas as suas paredes com mármore. Apenas uma parede ou divisória, e isso pode ser o seu ponto focal.
6. Preste atenção à "ordem"
O minimalismo é principalmente sobre arrumação, limpeza e cores neutras, um contexto no qual o menor indício de desarumação se destaca. Nesse sentido, é necessário limpar e manter a organização regularmente. Tente limitar os objectos em mesas ou outras superfícies. Armários, prateleiras e estantes estão presentes num interior numa lógica funcional.

7. Preste atenção aos detalhes
O minimalismo não é um estilo orientado para os detalhes. No entanto, assim como superfícies e cores limpas destacam a desordem, também destacam imperfeições. As imperfeições tornam-se evidentes em pequenas coisas, como a conexão de uma unidade de iluminação de teto, dobradiças feias em portas ou pequenos defeitos na pintura.
8. Seja criterioso com as decorações
Pode usar decorações no seu interior, mas tenha cuidado para não exagerar. Que tipo de decorações pode introduzir no seu interior minimalista? Plantas domésticas em vasos do mesmo tamanho ou vasos de diferentes tamanhos, mas da mesma forma e cor, são uma adição perfeita. Uma pintura na parede, como já mencionado, é uma boa ideia, e uma grande pintura é muito melhor do que várias pequenas.
9. Buďte opatrní se vzory
Você gosta de padrões? As regras de cor e forma também se aplicam a padrões. Opte por padrões simples e geométricos com cores neutras ou monocromáticas. Quanto menos detalhes e cores, melhor.
10. Pusťte dovnitř přirozené světlo
A luz natural complementa superfícies brancas e claras, fazendo com que o espaço pareça acolhedor e espaçoso. Ele também mostra as verdadeiras cores das paredes, pisos e móveis. E, por fim, mantém a verdadeira essência do estilo minimalista.

Se você deseja transformar o seu interior no estilo minimalista, o primeiro passo pode ser pintar as paredes. Como mencionado anteriormente, é melhor usar cores neutras nas paredes. Experimente a nossa calculadora online, onde pode descobrir imediatamente o custo do seu projecto de pintura.