A sala de estar é a divisão mais utilizada em muitos lares e o seu mobiliário reflecte também a personalidade de quem vive na casa. É isto que é mais frequentemente expressado através da sua decoração. Mas quem está num apartamento novo pode não saber como decorar, por isso aqui estão algumas dicas sobre como decorar uma parede para tornar a sua sala de estar distinta e original.
O que afecta a decoração do quarto
Cada divisão é um pouco diferente, mas ao pensar no que colocar na parede, deve ter sempre em conta a disposição geral e o aspeto da divisão, a colocação dos móveis, o estilo e o esquema de cores escolhidos e, claro, os gostos e preferências pessoais dos habitantes da casa. Também é importante ter em conta o espaço disponível. Algumas salas de estar são de passagem, pelo que há um mínimo de paredes grandes. As janelas em casas mais antigas, com janelas de sacada e alcovas, podem ser igualmente restritivas. É por isso que, ao escolher os elementos decorativos, tem de pensar no tamanho dos mesmos, dependendo do tamanho da parede onde os vai colocar.
Os moveis
A peça de mobiliário dominante numa sala de estar é geralmente um sofá, ou pelo menos um sofá ou poltronas, e também uma estante e outros espaços de arrumação. Idealmente, estas peças devem ter um único estilo e design, mas uma sala de estar composta por todas as peças solitárias, de estilos diferentes, mas que ainda assim se encaixam, pode ficar bonita. Tudo depende do gosto de cada proprietário. É um pouco como o vestuário. Nem toda a gente se adapta a peças distintas, tal como nem toda a gente tem coragem para designs invulgares. Por vezes, uma prateleira interessante ou outra peça de mobiliário, um espelho, um relógio distinto, mas também interruptores interessantes, decorações metálicas suspensas e outros acessórios podem funcionar como decoração de parede.
Televisão e outros aparelhos electrónicos
O elemento mais proeminente na parede diretamente oposta ao sofá é normalmente a televisão, a aparelhagem de som, o cinema em casa, as colunas ou outros aparelhos electrónicos. Se comprar este equipamento novo, preste atenção não só à sua qualidade técnica, mas também ao seu design. Se comprar as peças separadamente, estas devem combinar em termos de cor e estilo, para que a sua parede não pareça uma loja de eletrónica de todas as marcas e estilos.
Iluminação
A iluminação adequada é também algo que afecta muito o aspeto geral de uma divisão, quer se trate de candeeiros de parede, de um candeeiro de pé no canto de uma divisão ou de iluminação LED moderna utilizada para iluminar um ecrã de televisão para reduzir o cansaço visual quando se vê televisão numa divisão escura, por exemplo, ou como luzes decorativas por cima de um bar. À noite, uma iluminação adequada pode realçar uma peça de arte na parede, como uma escultura ou um quadro. Também pode utilizar a luz para realçar a divisão da sala de estar em diferentes zonas.
Flores
As flores cortadas e as plantas em vasos e jardineiras não só podem complementar o interior, como também podem ser uma decoração por direito próprio. Por exemplo, um ramo de flores vivas num vaso original pode atrair a atenção para a parede em frente da qual o coloca. O mesmo acontece com plantas distintas em vasos originais.
Também é possível criar uma divisória separada numa divisão com uma parede de flores, combinando uma estrutura de madeira ou metal com um grande número de plantas. As decorações feitas com flores secas e outras plantas naturais também são populares entre muitas pessoas. As decorações de parede em vime, por exemplo, combinam lindamente com elas. As flores também podem realçar as decorações de madeira e outras decorações de parede naturais.
Alinhamento ou contraste?
Ao escolher uma decoração de parede para a sua sala de estar, não deve esquecer o estilo geral da divisão. É o mesmo que com a cor - tom sobre tom ou contraste, ou seja, contemporâneo para novo, histórico para antigo, ingénuo ou arte popular para rústico, ou uma combinação dos aparentemente incompatíveis. Assim, os elementos modernos são adequados ao mobiliário moderno, mas, da mesma forma, uma peça de arte histórica distinta pode dominar a parede em branco por cima de um armário moderno, se lhe for dado espaço suficiente para se destacar. O tamanho da decoração da parede deve ser igualmente proporcional em termos de tamanho, cor e número de elementos decorativos individuais. Uma divisão cheia de mobiliário deve ter menos decorações e vice-versa.
A personalidade como estilo
Para muitas pessoas, o que importa na escolha das decorações de parede é a forma como se sentem em relação a elas. Podem ser fotografias da avó, presentes que receberam, recordações que trouxeram das suas viagens pelo mundo, criações de familiares ou até objectos naturais recolhidos em viagens. As possibilidades são infinitas, só tem de escolher.
Os tipos de decoração mais comuns
Já mencionámos alguns dos elementos, mas não custa nada resumi-los a todos. Entre os tipos de decoração mais comum podem estar:
Mobiliário, iluminação e acessórios
Prateleiras;
relógios;
espelhos;
candeeiros e castiçais;
Obras de arte;
Pinturas;
esculturas;
esculturas em metal, madeira e outras;
fotografias;
tapetes, tapeçarias, pinturas têxteis;
tapeçarias, pinturas têxteis, tapeçarias de parede;
vidros, cerâmicas;
Outros;
Cartazes;
reproduções de pinturas;
fotografias de família;
lembranças e recordações pessoais;
Flores, pedras e outros objectos naturais;
velas;
tudo o que gosta de ver todos os dias.
Original ou réplica?
Pode obter reproduções de pinturas por algumas centenas, originais de artistas menos conhecidos por alguns milhares e obras de arte por centenas de milhares ou milhões da mesma forma. Tudo depende do seu gosto e do seu orçamento. O espectro de acessórios para a casa é igualmente diversificado - desde artigos produzidos em massa e, portanto, mais baratos, até peças solitárias de mobiliário e outros elementos.
Por vezes, é possível encontrar verdadeiros tesouros em feiras da ladra, lojas de velharias, vendas de imóveis ou mesmo em leilões online. Não tenha medo de procurar. Por vezes, é possível encontrar verdadeiros tesouros por uma fração do preço. Se o seu orçamento for limitado, pode combinar uma decoração mais cara com elementos menos dispendiosos mas que combinem entre si. Experimente ir a uma loja de antiguidades ou a uma galeria, talvez algo lhe chame a atenção.
E não se esqueça de decorar as suas janelas de forma adequada, pode colocar decorações nelas durante todo o ano para afinar a decoração geral da sua casa. Ao mesmo tempo, não deve descurar as próprias paredes ao decorar os seus quartos. As decorações frescas e de qualidade têm um grande impacto no ambiente geral de uma divisão. Novas decorações também melhoram muito a decoração das suas instalações e, consequentemente, afinam o ambiente geral da divisão. Se estiver interessado em mandar fazer uma redecoração, não hesite em experimentar os serviços de pintura da Adam.