Quarto no Sótão: Ideias e Inspiração para um Espaço Aconchegante e Elegante
- Mariana Rebeca Esteves Borges de Souza
- 11 de jun.
- 3 min de leitura
Os espaços no sótão têm o seu encanto – tetos inclinados, vigas expostas e muita luz natural. Mas como organizar um quarto no sótão para que seja não só elegante, mas também prático? Vamos aconselhá-lo sobre como aproveitar cada centímetro do espaço, que cores e materiais escolher e como criar uma atmosfera acolhedora que o inspire.

Ideias e inspiração para um espaço aconchegante e elegante
Aproveitar o espaço e decidir que divisões fazer no sótão
Quartos e apartamentos no sótão podem tornar-se espaços muito interessantes e agradáveis, mas algumas pessoas receiam estes locais. Porquê? Nem sempre é fácil organizar uma divisão para que seja prática e bem aproveitada. No entanto, verá que não é complicado. A dúvida mais comum é onde colocar os móveis. Há várias opções.
A primeira é colocar os móveis junto às paredes retas. Apesar de oferecerem menos flexibilidade, essa limitação pode ser uma vantagem, já que o espaço não precisa de estar completamente preenchido com mobília. Pelo contrário, num ambiente assim, irá refletir mais sobre quais peças adquirir ou mesmo se vale a pena comprá-las. Com isso, o espaço parecerá mais arejado e espaçoso.
A segunda opção é dispor os móveis no centro do espaço ou da divisão. Em cozinhas, ilhas centrais podem ficar incríveis, enquanto na sala o sofá pode ser o elemento central.
A terceira opção é aproveitar os tetos inclinados, mandando fazer móveis sob medida para utilizar cada recanto disponível.
Quarto
Pode-se criar praticamente qualquer divisão num sótão, mas ele é frequentemente usado como quarto ou quarto de criança. Um quarto é ideal, pois normalmente não precisa de muitos móveis. A cama de casal pode ser colocada debaixo de um teto inclinado, enquanto os armários ficam junto às paredes retas. Outra opção é posicionar a cama junto a uma parede reta e colocar móveis sob medida sob os tetos inclinados. Essa solução adapta-se perfeitamente ao ambiente e otimiza o espaço disponível.

Quarto de Criança
Os quartos de criança no sótão têm grande potencial. Tal como no quarto principal, é possível trabalhar a disposição dos móveis – cama e armário, por exemplo. Contudo, quartos infantis tendem a ser mais lúdicos. Pode-se, por exemplo, usar vigas visíveis para pendurar uma cadeira de balanço ou uma rede. Os tetos inclinados oferecem um espaço fantástico para esconderijos e cantinhos aconchegantes, que as crianças adoram.
Sala de Estar
Na sala, geralmente não são necessários móveis altos. Pode-se facilmente colocar um sofá baixo sob um teto inclinado ou no centro da divisão. Cômodas ou móveis pequenos também podem ser dispostos de forma variável. Uma vantagem para a sala é a abundância de luz natural proporcionada pelas janelas de teto. As vigas expostas também são úteis, permitindo a instalação de candeeiros ou vasos suspensos que dão um toque único.
Cozinha
As cozinhas no sótão podem ser interessantes e originais. Uma ilha central pode ser o elemento principal, servindo também como mesa de jantar. Prateleiras feitas sob medida e outros espaços de arrumação sob os tetos inclinados ficam visualmente atraentes. Para completar, as vigas visíveis podem ser utilizadas como prateleiras adicionais.
Escolha de cores para o espaço no sótão
Ao escolher as cores, considere o tipo de divisão, o tamanho e a quantidade de luz disponível. Se o espaço for bem iluminado, terá mais opções. Quer criar a sensação de estar nas nuvens? Escolha tons claros e quentes, como branco, creme ou café com leite. Esses tons iluminam o ambiente.
Prefere um espaço mais acolhedor, onde possa relaxar com um livro sem interrupções? Opte por cores mais escuras, que reduzem visualmente o espaço e tornam-no mais íntimo. Papel de parede colorido também é uma alternativa interessante.
Não sabe se prefere pintar ou aplicar papel de parede? Consulte o nosso calculador de preços para descobrir o custo dos nossos serviços!



