Um dos fatores mais importantes na hora de eleger as cores para a cozinha é a aquilo que te agrada a ti e aos teus convidados. Que cores farão da sua casa um lar? Não há uma resposta única para essa pergunta, mas dar-lhe-emos algumas recomendações para garantir que ela se torne um espaço amado por todos.
Onde encontrar inspiração para a tua nova cozinha?
Os primeiros passos para alcançar a cozinha dos seus sonhos começam com o design. Utilize como fonte de inspiração tudo aquilo que surgir no seu caminho. Pode acontecer na casa de um amigo, enquanto procura na Internet, em lojas de cozinha e, claro, dando uso à sua imaginação. Desde cedo que todos temos uma ideia do interior em que gostaríamos de viver!
Hoje em dia, existem muitas ferramentas práticas online que pode utilizar para desenhar a sua cozinha. Estes irão permitir-lhe ajustar as suas preferências e ajudá-lo a visualizar o produto final de como a sua futura cozinha poderá ficar. Com alguns destes programas, pode até criar um design 3D da sua nova cozinha, para obter a vista completa!
Que cores escolher para a cozinha?
Para além da cor de laranja, as cores clássicas da cozinha incluem o vermelho, amarelo ou verde. Todas estas cores estimulam o apetite e têm um efeito estimulante, que é exatamente aquilo que precisamos na cozinha! No caso de cozinhas mais pequenas ou cozinhas com um design moderno, é possível deixar as paredes totalmente brancas. Desta forma, todo o espaço acaba por se tornar brilhante e opticamente parece maior.
As cozinhas com um desenho moderno conseguem assumir cores frias
Uma cozinha moderna permite muito mais flexibilidade e experimentação quando se trata de trabalhar com design. Naturalmente, é preciso ter sempre em conta o espaço disponível. As cozinhas mais pequenas requerem cores mais claras. No entanto, por outro lado, em espaços maiores, pode ir sempre mais além. Ao escolher a cor certa para a sua cozinha, lembre-se que a terá de ver (e sentar-se nela), todos os dias.
Se a sua cozinha for grande e ligada à zona da sala de estar, tente coordenar as cores entre ambas as salas, de modo a que se complementem uma à outra. Numa cozinha maior, pode facilmente usar cores vibrantes tais como azul, verde ou mesmo roxo! No entanto, se procura dar à sua cozinha um aspeto chique e contemporâneo, pode sempre contar com tonalidades pastéis claras em combinação com cores quentes.
A mobília e os eletrodomésticos da cozinha também podem ser coloridos.
Não estamos limitados por apenas podermos dar cor às paredes quando se trata de redecorar a nossa cozinha.. Pense em como os aparelhos eletrotónicos, armários e outros equipamentos irão encaixar no design geral da sua cozinha. Cores diferentes terão efeitos diferentes, quando combinadas com mobiliário de design moderno, ou electrodomésticos de cozinha retro. Mantenha o seu esquema de cores alinhado com a decoração geral da sua casa.
Os eletrodomésticos coloridos estão na moda
Está aborrecido com os eletrodomésticos clássicos brancos e de aço inoxidável na cozinha? Gostaria de experimentar algo diferente? Substitua o seu frigorífico branco por um vermelho ou mesmo um cor-de-rosa. Mesmo um micro-ondas em turquesa pode melhorar imenso um espaço cansado. O vermelho, por exemplo, é uma das cores mais populares utilizadas para aparelhos de cozinha.
Encontrará certamente uma chaleira vermelha, um ferro de engomar ou até mesmo uma máquina de lavar roupa que pode ser incorporada na sua de cozinha. Tudo depende da sua imaginação. Mas se não se sentir demasiado confiante na sua escolha de cores, escolha uma peça de mobiliário bem desenhada, com personalidade, e mantenha-se fiel às cores clássicas para o resto dos seus eletrodomésticos. Irá ver que mesmo isto por si só elevará de tal forma o design da sua cozinha que amigos e conhecidos elogiarão o seu gosto!
Cores modernas para a mobília da cozinha
Móveis brilhantes cabem em todas as cozinhas. Pode incluir peças rústicas, de madeira e combiná-las com laminados brancos ou tons pastéis que lhe pareçam bem. Não é preciso ter medo de móveis de cozinha coloridos. Desde os tons de menta, até azul claro, ou mesmo vermelho e rosa, qualquer uma destas cores dará à sua cozinha um aspeto contemporâneo e divertido!
Contudo, a decoração de madeira deve entrar em jogo em todas as cozinhas. Pode facilmente combiná-la com qualquer cor para criar um espaço acolhedor no qual se possa reunir com a sua família e amigos. Tal como no caso da combinação de cores nas paredes, aplica-se a mesma regra no caso do mobiliário de cozinha. É aconselhável complementar elementos frios com elementos quentes. Por exemplo, a combinação de uma bancada azul ou verde com acentos dourados cria uma atmosfera luxuosa e elevada.
Decoração original da cozinha
As decorações de cozinha não são apenas copos e jarros decorativos como nos que recordamos dos casas dos nossos avós. Não tenha medo de usar papel de parede ou de pendurar estampas com um desenho em molduras de madeira, elas irão complementar o interior e dar à sua cozinha um aspecto contemporâneo!
Se tiver uma cozinha com um conceito aberto que se ligue à sua sala, não tenha medo de apostar em elementos decorativos semelhantes que possam ser utilizados em todo o espaço. Isto proporcionará uma sensação de continuidade em ambas as salas, e dará uma sensação geral acolhedora em todo o espaço.
Não tenha medo de experimentar coisas novas e faça você mesmo as suas próprias decorações de cozinha! Prenda uma moldura de madeira à volta de utensílios de cozinha e de repente terá uma imagem original, que não encontrará em nenhuma outra cozinha. O próprio equipamento de cozinha pode ser um elemento decorativo. Por exemplo, um frigorífico retro incorporado no interior de uma cozinha moderna acaba por se tornar realmente interessante.
Comments